A Fazenda Retiro de Bocaina com produtos feitos de macadâmia e queijos de proprietário rural de Pardinho representam a região de Bauru na Feira Viva Livre na capital paulista no dia 6 de maio no Museu Brasileiro da Escultura ‘MuBE’ na av. Europa, 218, Jardim Europa, destinada à comercialização de produtos in natura, com 25 estandes que apresentam cogumelos, grãos, farinhas, mandioca, café, azeite, queijos, frutos do mar, embutidos etc.
Além disso cozinheiros irão preparar comidinhas com alguns desses ingredientes, como por exemplo o pão da Papoula Ribeiro, da Padoca do Mani, feitos com a farinha de um produtor e arrozes do chef Flávio Miyamura, por exemplo. Essas comidinhas serão vendidas por até R$ 25 e essa área oferece acesso gratuito ao público, das 10h às 19h.
Outro espaço, o Feira Viva Experiências, apresenta degustações de receitas preparadas por chefs renomados. Divididos em duplas, os cozinheiros vão utilizar ingredientes que estarão em exposição e à venda na feira, aproveitando a ocasião para contas suas histórias, assim como as respectivas abordagens técnicas e suas relações socioambientais com os produtos.
Nesta primeira edição, o espaço contará com a participação de Alex Atala, do D.O.M., Helena Rizzo, do Maní, além de Gabriel Broide, do Mina, de Campos do Jordão, e Ivan Ralston, do Tuju, assim como os botânicos Ricardo Cardim e Harry Lorenzi. As experiências serão apresentadas em dois horários (12h e 15h) e custam R$ 150 cada.
A Feira Viva é realizada em parceria pelo Banco Santander e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e conta com o apoio do Instituto ATA.
A Feira Viva foi idealizada em 2016, em conjunto pelo produtor rural Patrick Assumpção, do Vale do Paraíba, pela agrônoma Keila Malvezzi e pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das principais entidades representativas do agronegócio, com patrocínio do banco Santander e ícones do seleto grupo de chefs brasileiros, como Alex Atala (D.O.M.) e Helena Rizzo (Maní). O projeto prevê a realização de quatro edições anuais - uma para cada estação do ano - com o objetivo de aproximar o produtor rural e as demandas dos consumidores, sobretudo, das zonas urbanas.
|