| 'Golpe do falso gerente' mira idosos |
|
|
|
| Em um mês, nove vítimas foram enganadas em Bauru |
|
|
|
|
Foto: Divulgação Fique atento! Um novo crime tem deixado prejuízos aos bauruenses. O chamado "golpe do falso gerente" já vitimou nove idosos em Bauru, só no mês de maio. O alerta é da Polícia Civil, que solicitou as imagens das câmeras de segurança das agências bancárias onde as vítimas têm conta.
Coordenador do Setor de Investigações Gerais, delegado Richard Serrano explica que, normalmente, os idosos são contatados via telefone e o interlocutor se apresenta como gerente ou representante de alguma instituição financeira, dizendo que houve uma movimentação estranha e a conta precisa ser bloqueada.
Assim que o estelionatário ganha a confiança da vítima, passa a pedir dados pessoais, inclusive, senhas. Quando obtém sucesso, envia um motociclista para buscar o cartão bancário da vítima, dizendo que precisa inutilizá-lo. Com tudo em mãos, o criminoso vai até o banco e realiza saques ou empréstimos.
Serrano observa, ainda, que os nove golpes se deram sempre após as 13h. "Como é próximo ao final do expediente dos bancos, dá tempo de sacar o dinheiro ou realizar o empréstimo e a vítima só toma conhecimento no dia seguinte", descreve.
Segundo o delegado, o prejuízo financeiro de cada vítima varia de R$ 3 mil a R$ 20 mil. Além disso, tudo indica que seja um único estelionatário ou quadrilha que esteja aplicando os golpes, devido à semelhança entre uma ocorrência e outra.
Muitas vezes, as informações sobre a vida dos idosos são levantadas via Internet e, depois, somente reforçadas durante a conversa por telefone.
A principal orientação é de que nenhum dado pessoal seja passado para desconhecidos. "Quando há, de fato, alguma movimentação estranha, o banco entra em contato, porém, não solicita senhas, nem busca o cartão na casa do cliente", justifica.
Richard Serrano aconselha os familiares a conversarem com os idosos, tanto para não passarem dados via telefone, quanto para não abrirem a porta para desconhecidos, por exemplo. "Os idosos são mais fáceis de serem ludibriados, principalmente, porque viveram em uma época em que se podia confiar nas pessoas. Agora, não dá mais".
O próximo passo será tentar identificar o criminoso ou a quadrilha. Para tanto, já foram solicitadas as imagens das câmeras de segurança dos caixas eletrônicos e, se necessário, a polícia pedirá a quebra do sigilo telefônico das vítimas.
Se identificado e localizado, o autor - ou autores - responderá por estelionato, cuja pena é a reclusão de dois a cinco anos.
Fonte: JCnet
|
|
|
|
| Notícia Postada em 31/05/2017 às 11:35:32
por: Jornalismo Rádio Regência FM |
|
|
|
|
|