|
Foto: Divulgação No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – ‘AVC’, data celebrada ontem, o Departamento Regional de Saúde de Bauru ‘DRS-6’, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Base realizaram uma caminhada pela avenida Getúlio Vargas, cuja trilha sonora foi uma paródia do sucesso "Despacito".
Segundo a neurovascular Márcia Alves Moura Polin, os "dez passitos" para prevenir o ‘AVC’ são: controlar a pressão alta, fazer exercícios físicos, manter uma dieta saudável, reduzir o colesterol, manter o peso adequado, parar de fumar, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, tratar a fibrilação atrial, controlar o diabetes e melhorar o acesso à saúde e educação através de políticas governamentais.
Todas essas dicas foram passadas pela paródia, com a voz da neurologista Ana Cláudia de Souza, que faz parte do comitê organizador da campanha no Brasil. "Ela compôs a paródia e idealizou até uma coreografia. A gente precisa disso: de profissionais excelentes na medicina, mas que também desenvolvem iniciativas para envolver a população", acrescenta.
Ainda durante o evento, havia um quiosque com orientações sobre nutrição, atividades físicas, além de dicas de como prevenir, detectar sinais e agir diante de um quadro de derrame.
Há três dias, um adolescente de 15 anos recebeu o diagnóstico da doença, em Bauru, e foi submetido, em caráter excepcional, a tratamento com trombolítico, que é indicado para maiores de 18 anos, após consulta a especialistas e aos pais. Apesar do quadro de saúde do garoto ainda inspirar cuidados, ele já voltou a movimentar o lado direito do corpo, que ficou paralisado.
Na prática, o código é uma estratégia estabelecida pelo município e pelo Departamento Regional de Saúde ‘DRS-6’, que passou para o Samu a regulação do acesso destes pacientes à unidade hospitalar de referência da cidade. A consequência é que, atualmente, os pacientes chegam bem rápido ao Hospital de Base. Antes, aguardavam quatro, seis dias no Pronto-Socorro ou nas UPAs até a liberação de leito de internação.
|