MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Rio Preto sobe três posições em ranking do saneamento básico
Agora Município ocupa o quarto lugar na pesquisa do Instituto Trata Brasil, que avalia indicadores ligados à distribuição de água e coleta de esgoto nas cem maiores cidades do País
Em um ano, Rio Preto subiu da sétima para a quarta posição no Ranking do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O estudo, divulgado nesta semana, aborda indicadores de água e esgoto nas cem maiores cidades do Brasil, que somam 40% da população do País, com base nos dados de 2018 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades. Na média dos indicadores analisados, Rio Preto ficou com nota de 8,88.
As três primeiras posições são ocupadas por Santos, Franca e Maringá, que têm tratamento de água e esgoto sob responsabilidade de empresas estatais. Em Rio Preto, o trabalho é realizado pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto - Semae, que tem a menor tarifa por metro cúbico de água e esgoto tratados entre as cidades analisadas do Estado de São Paulo: R$ 2,19.
Rio Preto ultrapassou Uberlândia, Vitória da Conquista e Cascavel, que continuam entre as dez primeiras colocadas, bem como Piracicaba, São José dos Campos e Niterói.
Apesar do avanço de Rio Preto, houve uma diminuição na porcentagem de atendimento de água: de 97% para 95,81%. O atendimento de esgoto permaneceu em 93,46% e o atendimento urbano de água e esgoto seguiu inalterado em 99,5% - era de 100% em 2018, mas caiu no ranking de 2019.
A perspectiva é que até 2030 seja atingida a universalização de água e esgoto, quando a estimativa é que a população de Rio Preto seja de 600 mil pessoas. Um novo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, está ampliando a capacidade de tratar esgoto de 450 mil para 600 mil moradores.
Durante a coletiva de imprensa, a Prefeitura destacou também a conquista do primeiro lugar no Estado de São Paulo no ranking do Programa Município VerdeAzul pelo segundo ano consecutivo. Entre as áreas avaliadas pelo programa estão algumas ligadas às questões de saneamento, como Gestão das Águas e Esgoto Tratado.
A cidade conquistou a maior nota no ranking, de 97 pontos, dentre outros 612 municípios participantes. Depois de Rio Preto, vêm no ranking Bragança Paulista e Novo Horizonte. O Prêmio Município VerdeAzul tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.

Notícia Postada em 16/03/2020 às 09:09:32 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2026 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação