MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Operação ‘Gato de Botas’ cumpriu 229 mandados de busca e apreensão
Eletricista preso em Lins tinha em casa mais de R$210 mil em dinheiro
 Foto: J. Serafim 
Pelo menos 34 pessoas foram presas em flagrante até a tarde desta segunda-feira, 24, durante a operação ‘Gato de Botas 2’, deflagrada pela Delegacia Seccional de Araçatuba para combater furtos de energia elétrica. Outras quatro pessoas foram presas temporariamente por determinação da Justiça, acusadas de serem responsáveis por fraudar os medidores de energia elétrica.
Segundo a polícia, ao todo foram cumpridos 229 mandados de busca e apreensão e a expectativa era de que o número de flagrantes seria ainda maior, pois as ações nos locais investigados prosseguiriam durante toda a tarde e poderia se estender até o período da noite. Das 34 prisões em flagrante até a tarde, 17 foram em Birigui, onde três pessoas da mesma família foram presas temporariamente por determinação da Justiça. Pai e filho são eletricistas e acusados de cometer as fraudes. A mulher seria a gerente financeira do esquema criminoso.
O outro eletricista preso é de Lins, onde a polícia apreendeu R$ 211 mil em dinheiro, montante que seria proveniente da ação criminosa, que é investigada há pelo menos seis meses. Também foram apreendidos lacres usados em medidores de energia, alguns deles falsificados e outros furtados, segundo a polícia.
Em Araçatuba, um dos presos é um comerciante conhecido na cidade e que foi candidato a vereador na eleição passada. No estabelecimento comercial dele os policiais encontraram uma arma de fogo, da qual ele possui registro, porém, está com validade vencida. Apesar de não configurar crime, ele responderá administrativamente pela irregularidade.
Outra arma, uma carabina calibre 44 também com o registro vencido, foi apreendida em uma residência de alto padrão, na região central de Penápolis, pertencente a um empresário do ramo de pneus e que possui lojas em Araçatuba, Assis e Marília. Ainda em Penápolis foram presas outras oito pessoas, todas acusadas de furto de energia elétrica.
A investigação teve início há cerca de seis meses e contou com a utilização de escutas telefônicas nos aparelhos de celular dos acusados de serem os responsáveis por fraudar o consumo de energia. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Araçatuba, Birigui, Clementina, Cafelândia, Andradina, Ilha Solteira, Coroados, Penápolis, Marília, Assis, Avanhandava, Barbosa, Piacatu, Bilac, Glicério e Lins.
Em todos os endereços os policiais foram acompanhados de equipes técnicas da CPFL Paulista e do Instituto de Criminalística. Segundo a Polícia Civil os presos acusados de fraudar o medidor de energia de centenas de imóveis na região cobravam 15% do valor economizado. Calcula-se que apenas 20% do total consumido era efetivamente registrado.
Ainda de acordo com a Polícia, quando ocorreram as prisões em 2012, a polícia descobriu que havia um grupo concorrente, mas não conseguiu identificá-lo na época. Devido àquelas prisões, esse grupo ganhou mercado.
Eram vários os tipos de fraude feitos pelos acusados. “Eles travavam o relógio medidor por alguns dias do mês ou voltava o relógio manualmente para reduzir o montante consumido. Por isso, relógios foram apreendidos e serão periciados.
Segundo o delegado, muitas das pessoas que se beneficiavam do furto mediante fraude acreditavam que não estavam cometendo crime, mas apenas um ilícito administrativo, que poderiam ser multados, mas que não daria prisão. “Acompanhei os flagrantes e alguns dos autuados estavam visivelmente transtornados, por não estarem acostumados com o ambiente da delegacia e até perguntavam se realmente seriam presos. Sim, vão ser presos, e pela culminada, não tem nem direito a fiança num primeiro momento”, explicou.
Segundo a CPFL Paulista, as fraudes e furtos de energia elétrica são crimes previstos no Código Penal e a pessoa flagrada cometendo a irregularidade poderá ter que pagar os valores retroativos referentes ao período fraudado e multa.
Com relação à operação realizada nesta segunda-feira, 24, em parceria com a Polícia Civil, a CPFL Paulista informa que seriam fiscalizados 210 estabelecimentos comerciais, residências e pequenas indústrias na região.

Notícia Postada em 26/07/2017 às 15:23:38 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação