MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
‘Vizinhoterapia’ preocupa profissionais
Audiência pública para discutir a criação de Semana de Conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos será realizada hoje, na Câmara
Preocupação constante das autoridades em saúde, o uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição será alvo de audiência pública, nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato do ‘PP’ e do Conselho Regional de Farmácia, a reunião foi convocada para discutir a proposta de implantação, por meio de lei, da Semana Municipal de Conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos.
Marcado para as 18h30, o evento, que será aberto à população, contará com a presença do presidente estadual do conselho, Pedro Eduardo Menegasso, e terá a participação de profissionais da saúde, de representantes de secretarias municipais e de universidades de Bauru.

"As pessoas precisam estar alertas de que a chamada 'vizinhoterapia', recomendação de uso de medicamento dada por um amigo, é extremamente perigosa. O medicamento, sem a orientação correta, pode se tornar uma droga danosa, já que cada organismo reage de uma maneira diferente", comenta Manfrinato, que também é farmacêutico.
Pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) realizada no ano passado sobre o assunto revelou que 72% dos brasileiros tomam remédio por conta própria e 40% fazem autodiagnóstico por meio de buscas na Internet. Além de colocar a saúde em risco por eventual adiamento de diagnósticos importantes, a automedicação também pode comprometer a saúde dos órgãos, como o fígado, conforme alerta a diretora da seccional de Bauru do Conselho Regional de Farmácia, Maria Benedita Esgotti.
"Todo medicamento é um produto químico, elaborado para ter efeito de acordo com a posologia correta. Se esta prescrição não é respeitada, a pessoa pode ter uma infecção hepática e outras intoxicações que podem levar ao agravamento do quadro", aponta.
Após a audiência de hoje, ela explica que a proposta é apresentar um projeto de lei para criar a semana municipal. A intenção é de que ela seja estabelecida na primeira semana de maio, para coincidir com o dia 5 do mesmo mês, quando é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.
"A intenção é estender o trabalho de conscientização para uma semana, com palestras, atividades em escolas e o projeto Farmacêutico na Praça, do conselho, em que oferecemos teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação sobre o uso e descarte correto dos medicamentos", detalha.
Fábio Manfrinato apela para a mobilização dos profissionais de saúde, em especial os farmacêuticos, para participar dos debates na noite de hoje. "A informação é a principal ferramenta que o farmacêutico tem. Ele tem o papel de orientar a população e a criação da semana poderá ser muito útil para propagar esta conscientização", completa.

Notícia Postada em 19/09/2017 às 17:00:49 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação