MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Saúde põe em prática plano contra epidemia de dengue
Devido ao volume de casos confirmados nas últimas semanas, força-tarefa começa com foco na região Noroeste
Diante do grande risco de epidemia de dengue neste ano em Bauru, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já começou a colocar em prática o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, que envolve uma força-tarefa com diversas ações tanto no âmbito da assistência de saúde quanto de vigilância epidemiológica.
A medida foi antecipada, mesmo em um cenário ainda não confirmado de epidemia, devido ao volume de casos de dengue confirmados nas últimas semanas. Segundo o titular da pasta, José Eduardo Fogolin, foram 49 casos nas duas últimas semanas de dezembro de 2018 e 16 na primeira semana de janeiro de 2019.
Outro aspecto que preocupa é a entrada do vírus tipo 2 na cidade, que não circulava há sete anos no município. Apesar de o trabalho abranger toda a cidade, os esforços ficarão focados na região Noroeste, onde estão bairros como o Parque Jaraguá, Fortunato Rocha Lima, Santa Edwirges e Vânia Maria, com grande concentração de casos confirmados.
Entre as medidas anunciadas, está o monitoramento, durante dez dias, da evolução do quadro de saúde de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de dengue. Para tanto, os agentes comunitários de saúde irão até a residência destas pessoas neste período, com o objetivo de reduzir o número de mortes por dengue diante de uma eventual epidemia.
Outra mudança para possibilitar esta ação será a notificação imediata destes casos à Vigilância Epidemiológica. "Antes, o malote com as notificações demorava até 72 horas para chegar à Vigilância. Vamos reduzir esse tempo para até 24 horas para acelerar o início deste acompanhamento do paciente", detalha.
Segundo Fogolin, os casos mais graves, que demandarem internação, serão avaliados por representantes da secretaria para identificar eventuais falhas no serviço de assistência que possam ter contribuído para a evolução desfavorável. "Mas, para evitar que esse tipo de situação aconteça, também estamos reforçando o protocolo de diagnóstico da dengue nas unidades", diz, acrescentando, ainda, que o Pronto-Socorro Central terá duas salas de enfermaria específicas para soroterapia de pacientes com suspeita de dengue.
Para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, várias medidas também serão adotadas, de acordo com o secretário. Hoje, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município a nomeação de 28 agentes de controle de endemias para ampliar o quadro de servidores. Pela mesma razão, cerca de 30 profissionais que estavam em férias também tiveram o período de descanso suspenso.
Fogolin explica que 45 agentes trabalharão fazendo o bloqueio de casa em casa exclusivamente na região Noroeste. Em pontos estratégicos, como ferros-velhos, haverá ainda pulverização com biolarvicida, um produto novo, mais eficiente e menos prejudicial à saúde humana e de animais, segundo o secretário.
"Em imóveis especiais, como unidades de saúde e escolas, também serão intensificadas as ações de controle de criadouros, principalmente na região Noroeste", acrescenta. Na mesma área da cidade, haverá, ainda, nebulização portátil ou, se no imóvel houver crianças, uso de aspirador para a retirada dos mosquitos adultos.
"A partir do dia 15, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) deve ceder um conjunto de maquinários para retomarmos o fumacê na região Noroeste. Faremos este trabalho com o veículos, insumos e equipe próprios", destaca.
O resultado de todas as medidas será analisado semanalmente pela recém-criada "sala de situação", formada pelo próprio secretário e alguns diretores da pasta, que poderá, se necessário, revisar e aprimorar as ações que estão sendo adotadas.

Notícia Postada em 11/01/2019 às 11:40:05 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação