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Em Araçatuba empresa aérea planeja operar com jatos
Atualmente as operações entre Araçatuba e Viracopos, em Campinas, são feitas por turboélices
A Azul Linhas Aérea planeja operar no aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba, com aeronaves a jato. A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa da companhia, sem no entanto, informar uma data para a mudança.
Atualmente as operações entre Araçatuba e Viracopos, em Campinas, são feitas pelos turboélices ATRs 72-600, que têm capacidade para até 70 clientes e são ideais para a aviação regional.
Porém, conforme informações do site, a Azul tem uma frota de 134 aeronaves, composta também por jatos Embraer modelos 190 e 195. Além desses, a companhia incorporou à sua frota os modelos Embraer 170 e 175, antes utilizados pela Trip Linhas Aéreas.
A mudança da aeronave será feita após reforma da pista do aeroporto local, pelo Daesp - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo. O investimento foi superior a R$ 4 milhões em obras de melhorias na pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio do aeroporto, que vão garantir, ainda mais, a segurança operacional. Agora, “a pista é compatível com aeronaves de grande porte como Boeing 737, ATR, Embraer 190, 195, entre outros”, informou a Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
Durante as obras, entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, a Azul chegou a suspender dois voos na rota de Araçatuba.
Atualmente são oferecidas três opções de ida para Campinas, com saídas de Araçatuba às 5h20, 15h30 e 19h30, e quatro no sentido inverso: saídas às 8h45, 13h30, 17h30 e 23h25. Aos sábados, as aeronaves partem do Dario Guarita às 5h20 e às 15h30, com retorno às 13h25. Aos domingos, as opções são 10h40, 15h30 e 19h30 na ida e 8h45, 13h30, 17h30 e 23h25 o retorno.
Além da Azul, opera em Araçatuba a Voepass, antiga Passaredo, desde o final de outubro do ano passado e a GOL, que fez seu voo inaugural no município em dezembro de 2019. A Voepass iniciou as operações para Congonhas na Capital e em novembro, abriu rota até Cumbica em Guarulhos. Já a GOL mantém voos para Guarulhos.
O início de novas companhias é a explicação para o aumento de 157% no número de passageiros no aeroporto local em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2019. No primeiro mês de 2020, foram registrados 17.832 embarques e desembarques no Dario Guarita, contra 6.938 em janeiro do ano passado.
Mesmo com poucos meses de operação juntas, as três companhias fizeram o movimento do aeroporto aumentar em 77% em 2019 na comparação com 2018.
Após a reforma no Dario Guarita, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes deu início ao processo para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. De acordo com nota do Estado, o processo está em fase final e, por enquanto, o aeroporto funciona de acordo com autorização da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, que regula o setor no País.
O próximo passo será a desestatização. Os estudos que vão definir a modelagem foram concluídos pelo Daesp - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, por meio da assessoria da consultoria internacional contratada, IOS Partners, e apresentados ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e o Conselho de Desestatização.
Para o Daesp, o capital privado ampliará a capacidade dos aeroportos, aumentando a oferta de voos e, consequentemente, criando as condições para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. A previsão é que todo o processo de desestatização dos aeroportos estaduais seja concluído em 2020.

Notícia Postada em 11/03/2020 às 09:58:14 por: Jornalismo Rádio Regência FM






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